Conheça um pouco mais sobre o sutiã de amamentação

O período de amamentação é visto por muitas pessoas como um momento de conexão entre a mãe e o seu bebê. Porém, essa fase também pode ser marcada por alguns incômodos na lactante. É por isso que existem tipos de lingerie específicos para trazer mais conforto durante esse estágio da maternidade.

Um sutiã de amamentação confortável é fundamental para facilitar a vida da mãe. Mas, além disso, essa peça também pode combinar a praticidade com diversos estilos estéticos para se adequar aos gostos de todas as mulheres. 

Para entender mais sobre o assunto, confira agora os modelos existentes no mercado, o melhor tecido para o seu sutiã de amamentação e os cuidados necessários para conservar a peça e manter a proteção da mãe e do bebê.

Quais os modelos de sutiã para amamentar?

Existem três principais modelos de sutiã de amamentação, cada um com características específicas. Essas características devem ser medidas de acordo com preferências que variam de mulher para mulher. Cada tipo também pode ser testado até  que se encontre o mais adequado.

O primeiro deles possui abertura frontal, com o fecho entre os seios. Essa categoria de sutiã para amamentação, ainda que seja usada sem uma função específica, é muito prática na hora de amamentar por abrir facilmente. Mesmo assim, o fato de as taças ficarem pendendo ao lado do corpo pode trazer um certo incômodo para a lactante.

Já a segunda opção encontrada no mercado é considerada um sutiã de amamentação confortável e prática, uma vez  que possui um fecho entre as alças e a taça, o que faz com que todo o tecido que cobre os seios possa ser aberto. Esse sutiã é usado exclusivamente para amamentar, sendo considerado bem confortável e prático, apesar de não dar tanto suporte à mama.

O terceiro é bem similar ao anterior. Porém, ao abrir a taça, uma moldura permanece ao redor do seio para ajudar na sustentação. Justamente por apresentar maior apoio, este tende a ser o sutiã ideal e muitas mulheres se adaptam melhor a esse último tipo.

Tamanho e tecido: fatores importantes sobre sutiã para amamentação

Durante  a gravidez e o período do aleitamento, o corpo da mulher sofre inúmeras alterações. Além da barriga, os seios tendem a aumentar de tamanho. Por isso, na hora da compra, o tamanho de sutiã  para se ter em casa deve ser maior que o comprado antes da gestação em cerca de 2 a 3 números.

Sutiãs apertados são desconfortáveis e podem, até mesmo, inibir ou diminuir a produção de leite. Em função disso, peças que pressionem demais as mamas devem ser evitadas.

Outro ponto importante a ser pensado é a composição têxtil da roupa. O sutiã de algodão é o mais indicado para este momento por absorver a transpiração e não abafar a pele. Além disso, esse tecido tende a ser mais leve e confortável.

Cuidados com os sutiãs: proteção para a mãe e seu bebê

Com a constante transpiração e vazamento de leite, é necessária a troca contínua das peças. Para garantir a higiene, o ideal é comprar lingerie específica para esta fase em quantidade considerável. Assim, as peças poderão ser substituídas e lavadas regularmente. Caso isso não ocorra, é possível que microorganismos, como bactérias e fungos, comecem a se formar na região. Essas colônias podem afetar a saúde da mulher e da criança. Por isso, a escolha dos sutiãs, bem como a  higienização dos mesmos são fundamentais para uma amamentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *