Curiosidades sobre o corte a plasma

Curiosidades sobre o corte a plasma

Curiosidades sobre o corte a plasma

Talvez você até já tenha algum conhecimento sobre indústria e as funcionalidades do corte a plasma. Só que conhecimento nunca é demais! Vem com a gente descobrir mais curiosidades sobre o mundo do corte a plasma!

Mesa de corte

Metais grandes e até difíceis de cortar são perfeitos para o corte a plasma. Para realizar o procedimento da melhor maneira possível e com eficiência, é preciso usar uma máquina de cortes e, claro, há alguns tipos. Confira:

  • Corte a plasma com máquina HF 

Esse tipo de máquina de corte plasma funciona mais em metais eletricamente bons, através do auxílio de um operador. O corte acontece a partir da  faísca que se forma na máquina, se transformando no gás plasma, que aquece e corta o metal.

  • Máquinas de Controle Numérico (CNC)

Esses equipamentos são os preferidos para cortes em metais de diversos formatos e tamanhos. Essa técnica guia o bico para máquina de plasma, fazendo o corte da maneira correta. O resultado são cortes padronizados de bem rápidos, acelerando o seu trabalho, e trazendo um bom resultado. 

  • Máquinas Arco Piloto

Esse tipo de corte conta com um circuito elétrico muito forte e eficiente, onde cria-se uma faísca bem pequena, porém com uma intensidade elétrica muito alta.

Mas como é que o plasma corta?

Plasma é um outro estado da matéria, que se parece com um gás, só que capaz de conduzir corrente elétrica. Quando acionada, a máquina envia esse plasma para a tocha de corte, criando uma corrente muito carregada e de alta temperatura. Dessa forma, o plasma corta facilmente placas metálicas com precisão.

Como funciona o processo de corte a plasma?

É enviado um sinal à fonte plasma para iniciar o processo. Ao mesmo tempo, a tensão de arco aberto (OCV) e os gases são transmitidos à tocha. Assim que a vazão se estabiliza, a alta frequência (HF) é ativada e o gás é ionizado  ao passar pelo arco. 

O gás, que é capaz de conduzir corrente, cria um caminho entre o eletrodo e o bico, resultando no arco piloto. Quando em contato com a obra, ele é transferido. O arco plasma funde o metal e o gás em alta velocidade e remove o metal derretido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *