Afinal, o que é direito societário?
Conforme previsto em seu nome, o direito societário compreende o acompanhamento de empreendedores e investidores em suas atividades empresariais e sociedades. O advogado societário é apto a acompanhar seu cliente desde a decisão da abertura de uma empresa, até a definição e dissolução do quadro de sócios, ou da mesma.
A melhor decisão ao abrir uma empresa, é consultar um advogado societário
O primeiro passo após decidir entrar para o ramo empresarial, é buscar informações de como tornar sua empresa legal e quais as melhores opções para definir um quadro de sócios. O advogado societário está apto a redigir contratos sociais, estabelecer os valores do capital social, auxiliar em questões jurídicas empresariais, principalmente as voltadas para as questões de estruturação societária.
O profissional também pode atuar em conjunto com o advogado financeiro, juntos ambos podem auxiliar no gerenciamento de conflitos gerados por questões societárias, bem como auxiliar o quadro de sócios com questões referentes ao ambiente empresarial, e apresentar técnicas de negociação, caso necessário.
Auxílio na proteção ao seu patrimônio pessoal
Entre as especificações do profissional societário, está a garantia de que o patrimônio das pessoas físicas por trás da jurídica sejam protegidos. Quando a empresa funciona de forma totalmente legal, o profissional consegue fazer uma separação clara entre seu patrimônio pessoal e empresarial. Garantindo aos sócios, maior segurança e menos preocupações.
Outra especialidade, é o princípio da limitação da responsabilidade de cada sócio na empresa. Essa prática garante que caso um dos sócios venha se expor a algum risco, o outro não seja igualmente atingido; principalmente, no aspecto financeiro pessoal. A responsabilidade pessoal (e financeira) de cada sócio é previamente definida, e prevista por lei.
Dito isso, por esse motivo novamente frisamos a importância de que o acompanhamento por um advogado especializado seja feito desde a decisão de abertura da empresa. Além de facilitar em algumas situações, o profissional também está apto a auxiliar o empreendedor a não cometer erros que podem colocar expor seu negócio a riscos evitáveis.
Como citado, é importante que esse acompanhamento seja contínuo, e que o empreendedor tenha o profissional como seu parceiro de negócio. Visto que essa assessoria protege seus bens e seu empreendimento, nada melhor do que optar por um escritório de advogados capacitados a auxiliar você a gerir melhor a sua empresa.