A engenharia e suas múltiplas áreas: conheça!
Uma das áreas mais requisitadas é o curso de Engenharia. Não se sabe ao certo se as pessoas o escolhem devido à prosperidade que a profissão pode oferecer ou por gosto, no entanto, Engenharia e Arquitetura são dois cursos bastante procurados.
Como todos os cursos, a faculdade de engenharia possui diferentes áreas. Fique por dentro de cada uma delas a seguir!
Engenharia Civil
Dentre todos os campos de atuação, a faculdade de Engenharia Civil é um verdadeiro destaque. A área mais tradicional é responsável por planejar, supervisionar e executar os mais diversos tipos de edificações: prédios, casas, indústrias, barragens, pontes, estradas e viadutos.
O engenheiro civil é responsável por analisar a viabilidade técnica e econômica dos projetos, inspecionar as construções e emitir laudos.
Durante a graduação, os alunos aprendem matérias que abrangem as técnicas de edificações, recursos florestais, legislação ambiental e muito mais.
Engenharia Ambiental
O ramo do meio ambiente não era muito requisitado, mas com o tempo a faculdade de Engenharia Ambiental ganhou seu devido destaque. Inclusive, é uma das áreas mais bem pagas.
O profissional é responsável por atuar em ações que visam a manutenção do meio ambiente, além de administrar o tratamento de esgoto, o descarte de lixo e a distribuição da água.
Engenharia da Computação
Além de contribuir para a criação e projeção de novos computadores, a faculdade de Engenharia da Computação possibilita o profissional a desenvolver softwares para o setor de telecomunicações. Muito embora o curso tenha foco para computação, outras áreas da engenharia são exploradas, como Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica.
Engenharia Elétrica
Fazendo jus ao seu nome, a faculdade de Engenharia Elétrica se concentra nas aplicações da eletrônica, da eletricidade e do eletromagnetismo. Os formandos cursam matérias voltadas a circuitos elétricos, eficiência energética, instrumentação eletrônica, instalações elétricas e conversão de energia.
Além de otimizar a energia elétrica, o engenheiro elétrico a armazena a distribui da melhor maneira possível.