Bebidas alcoólicas: é possível harmonizar com refeições?
Um assunto muito discutido no mundo gastronômico é a combinação entre bebidas e refeições. O fato é que as bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos, estão cada vez mais presentes nas refeições, principalmente em ocasiões especiais e de comemoração.
Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem maneiras de combinar as bebidas alcoólicas com as refeições, deixando-as melhores ainda. E é sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Veja a seguir o que é necessário em uma harmonização e quais são as melhores para você fazer na sua casa:
O que uma harmonização deve ter?
Antes de saber quais são as harmonizações ideias, você deve saber que elas seguem uma regra: são feitas por contraste, ou por semelhança. Isso será útil para você saber qual tipo de cerveja, vinho ou vodka combina mais com o prato em questão, já que dentro da categoria de cada bebida alcoólica há diferenças.
Desse modo confira as principais harmonizações que podem ser feitas com casa bebida:
Vinhos
Em primeiro lugar, temos o vinho. Como dissemos anteriormente, existem vários tipos de vinho, desde o seco ou suave, e do tinto ao branco. O vinho vai bem com ´vários pratos, como:
- Peixes;
- Carnes;
- Massas;
- Chocolates;
- Queijos;
- Pães.
O tipo de vinho que você utilizará depende do seu paladar, se você quer uma harmonização por semelhança, experimente o vinho tinto com chocolates, caso queira por contraste, tente o vinho branco com massa.
Cervejas
A cerveja é uma bebida queridinha do brasileiro e, com certeza, você já deve ter tomado algumas latinhas de cerveja no churrasco. Mas as possibilidades de harmonização dessa bebida não param por aí.
Elas costumam ser tomadas com pratos mais pesados, devido a sua leveza. Dessa forma, servir um copo de cerveja com uma peça de porco, aperitivos fritos e outras carnes pode deixar sua refeição ainda mais saborosa.
Whisky
Surpreendentemente, o whisky combina muito com sobremesas, principalmente as feitas com amêndoas e castanhas. Você também pode combinar essa bebida com refeições salgadas, como peixes e frutos-do-mar.
Vodka
Por fim, temos a vodka, muito utilizada na composição de drinks e ela fica perfeita com alimentos mais leves, como frango e peixe. Evite tomar vodka com carnes pesadas ou massas com muito carboidrato, pois pode ficar pesado e não cairá bem.