Veja o motivo das chapas de aço inox não enferrujarem

Veja o motivo das chapas de aço inox não enferrujarem

Veja o motivo das chapas de aço inox não enferrujarem

O aço inox surgiu no ano de 1913, por um metalurgista inglês, que criou em seu laboratório em Sheffield, onde ele geralmente testava a resistência de ligas aos ataques químicos com construções protetoras. 

Após muitos testes, o melhor resultado surgiu quando o metalurgista fez uma combinação de cromo e níquel em uma base de ferro. Um tempo depois, dois pesquisadores da Alemanha conseguiram comprovar que esse tipo de material seria altamente resistente à corrosão. 

O surgimento das chapas de aço inox no mercado fizeram total diferença em muitos ramos industriais, facilitando a vida de muitos trabalhadores. O aço inox foi criado a partir de buscas por um metal que fosse resistente o suficiente ao desgaste, para que não enferrujasse. 

Por mais que a chapa de ferro tenha sido criada para resistir ao enferrujamento, muitas pessoas ainda ficam na dúvida do porquê as peças em aço não enferrujam. Sendo assim, separamos algumas boas explicações para tirar essa e outras dúvidas no artigo a seguir. Acompanhe para saber mais!

O que impede a ferrugem nas chapas de aço?

Os componentes presentes na criação de chapas e tubos de aço, são os principais fatores desses materiais não enferrujam, mesmo que fiquem expostos à água e umidade do ar. Geralmente, os aços comuns acabam reagindo com mais facilidade ao oxigênio, gerando ferrugem em sua superfície em intervalos curtos desde sua instalação. 

O cromo, que está dentro dos componentes do aço inox, por exemplo, reage à corrosão em uma camada passiva, garantindo maior resistência por muito mais tempo. 

Porém, é importante ressaltar que existem diferentes níveis de resistência entre ferro e aço, dependendo de como a fabricação do aço é feita e em qual família de aço as peças estão situadas também. 

Divisão das famílias dos aços

O tipo de chapa de aço escolhido faz toda a diferença quando o assunto é resistência à corrosão. Sendo assim, saber corretamente a divisão das famílias do aço faz toda a diferença na escolha de uma chapa para suas necessidades. Acompanhe os 3 tipos:

  • Ferríticos: os tipos de aços ferríticos são os que possuem menor custo e contam com a resistência à ferrugem, porém de forma mais limitada devido aos componentes químicos que são usados para sua fabricação. Como o próprio nome já entrega, a base da composição desse material vem do ferro;
  • Austeníticos: Esse tipo é o mais utilizado no mercado, desde chapas xadrez até os modelos galvanizados. Isso, por conta da sua facilidade de conformação e grande resistência à rupturas, mesmo quando são instaladas em baixas temperaturas. Possuem baixo teor de carbono, sendo assim, possuem uma alta resistência a extremas temperaturas, sejam elas baixas ou altas;
  • Martensíticos: os martensíticos são os tipos de aço mais fortes e resistentes em relação à corrosão, bem similares ao aço carbono. Ao serem aquecidos, devido ao carbono, podem apresentar ainda mais resistência. Geralmente são escolhidos para a produção de eixos, pistas de rolamento, bombas e alguns instrumentos hospitalares, utilizados por cirurgiões.

Como encontrar chapas de qualidade?

Para ter todas as vantagens em relação às chapas de aço inox citadas acima, é importante garantir um fornecedor de confiança, que tenha qualidade na fabricação e organização de seus produtos, além de cuidados ao guardar esse tipo de material. Contar com bons fornecedores faz toda a diferença na hora de garantir produtos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *