Conheça os impactos da parentalidade na vida íntima

O Impacto da Parentalidade na Vida Íntima

Imagem de um casal segurando o filho no colo, todos estão em pé na cozinha.

A parentalidade é uma jornada gratificante para muitos casais que sonham com esse momento, mas também é uma das experiências que mais podem afetar a vida íntima, seja em relações conjugais ou com pais e mães solteiros, que encontram dificuldades em se relacionar com acompanhantes e parceiros. 

Um relacionamento pode mudar significativamente quando os filhos aparecem e os motivos para essas mudanças são diversos, sendo a dificuldade de adaptação com nova rotina o principal deles. 

Para casais, pais e mães solteiros que estão passando por essa mudança e encontram dificuldades em manter relacionamentos saudáveis com cônjuges ou acompanhantes masculinos em São Paulo, este artigo, mostrará os principais impactos que a parentalidade pode ter na vida íntima e como lidar com essas mudanças.

O que é parentalidade?

Podemos definir a parentalidade como o estado ou condição de ser pai ou mãe, envolvendo a criação e a educação de filhos. Esse momento costuma ser marcante na vida de um casal por conta das alegrias e realizações que ele envolve. 

No entanto, é muito comum que os desafios que surgem com a chegada dos filhos tenha um impacto diretamente na vida íntima, deixando a relação mais frágil e saber lidar com essas implicações é essencial para voltar a uma rotina saudável. 

Principais impactos na vida íntima do casal

Diminuição do desejo e intimidade

Sabendo que a parentalidade e vida íntima estão totalmente ligados, existe uma mudança muito comum na vida de um casal quando os filhos chegam, que é a diminuição do desejo sexual e da intimidade. 

Isso pode ocorrer por várias razões, como por conta da fadiga gerada pelo cuidado que um recém-nascido exige, mudanças hormonais que acontecem principalmente com as mulheres e as preocupações com o cuidado com o bebê ou com a mudança nas finanças familiares. 

Esses pontos podem diminuir a libido do casal e causar graves problemas, por isso se torna um dos principais desafios da parentalidade na intimidade e deve ser cuidado com muita atenção. 

Falta de comunicação e tempo

A falta de comunicação eficaz e tempo de qualidade para o casal é outro impacto comum. Com a chegada de um filho, muitas vezes, os parceiros encontram-se sempre ocupados com as demandas de cuidado com a criança, e a comunicação e tempo de qualidade não são priorizados. 

Uma nova rotina agitada pode trazer impactos diretos na vida dos pais, sendo difícil manter relações conjugais e até mesmo implicando na vida de pais e mães solteiras, que não encontram tempo para se relacionar com parceiros ou acompanhantes masculinos em Campinas

Como lidar com esses impactos

Ter o conhecimento de quais são os principais impactos na vida íntima após a parentalidade lidar com eles fica muito mais fácil. A primeira maneira de diminuir essas tensões é através da comunicação aberta entre o casal, onde as necessidades, desejos e preocupações serão divididas. 

Além disso, é necessário que mesmo com uma rotina agitada o casal agenda um tempo de qualidade juntos, seja para almoçar ou jantar juntos, assistir um filme, ter uma noite romântica ou um tempo de conversa. 

Por fim, também é necessário entender quando a ajuda é necessária, seja o auxílio de amigos e familiares para os cuidados com o bebê ou de uma terapia para que o casal possa entender melhor as mudanças e lidar com elas de uma maneira positiva. 

Ao entender como a parentalidade afeta a vida sexual de um casal é necessário que os dois trabalhem juntos para manter a comunicação e o usar as estratégias necessárias para preservar e fortalecer o relacionamento, garantindo que a vida íntima seja uma parte saudável e satisfatória dessa incrível jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *