Quais são os tipos de sistemas de ventilação na indústria?

A fim de solucionar a questão da insalubridade, promover saúde para os trabalhadores e garantir a ventilação para a fábrica, as empresas podem optar por um entre os três modelos de sistema de ventilação que estão de acordo com o padrão estabelecido pelas normas de Segurança do Trabalho. As alternativas são:

  • ventilação natural;
  • ventilação geral diluidora;
  • ventilação exaustora.

Gostaria de conhecer como cada um desses sistemas funcionam? Continue lendo e confira mais informações a seguir!

Ventilação Natural

Quando falamos de sistema de ventilação natural, não se trata de um sistema mecânico que envolva dutos, nem um ventilador  axial industrial. A empresa que opta por esse modelo de ventilação fica responsável por realizar modificações na estrutura dos edifícios, seja por meio de aberturas nas paredes, no teto e/ou no piso, de forma que o ar possa circular por elas.

O objetivo dessa ventilação é abrir caminho para que o ar quente ou contaminado oriundo do trabalho dos equipamentos industriais e garantir que o ar limpo possa entrar no ambiente.

A grande vantagem desse modelo de ventilação é a contribuição para o conforto ambiental, que é uma questão importantíssima a ser considerada, visto o clima tropical do país em que vivemos.

Ventilação Geral Diluidora

De outra maneira, o sistema de ventilação geral diluidora funciona como uma brisa que conduz o ar contaminado presente no local para a parte externa. Dessa forma, ela minimiza a concentração de poluentes e agentes prejudiciais à saúde mediante a introdução de grandes volumes diluídos de ar.

Ventilação Exaustora

Considerado o sistema de ventilação mais eficiente para prevenir a contaminação do ambiente, o modelo de ventilação exaustora tem como principal agente os exaustores que captam o ar contaminado direto da fonte e  o dispersam. Dessa forma, os exaustores industriais evitam que os trabalhadores inalem suas substâncias nocivas oriundas das máquinas. 

Muitas pessoas se confundem entre o ventilador e o exaustor, mas eles não são a mesma coisa nem provocam o mesmo efeito. Enquanto o ventilador promove uma corrente de ar concentrada, o exaustor distribui o ar pelo ambiente de maneira uniforme para evitar incômodos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *