Guinchos industriais: conheça os principais tipos

Os guinchos são equipamentos muito utilizados em indústrias, mas, principalmente, em obras que precisam automatizar a elevação de cargas pesadas, como sacos de cimento, areia, ferramentas e tijolos. Essa tarefa é feita com o auxílio de controle remoto de guincho.

Já imaginou transportar cargas pesadas manualmente? Isso era feito até a chegada dos guinchos, que tornou a missão bem mais fácil e ágil, visto que os equipamentos são elétricos e têm qualidade

Para evitar prejuízos e usar os guinchos da melhor maneira, em função adequada no canteiro de obras, é preciso conhecer seus distintos tipos e características. Acompanhe a leitura e confira!

Guincho de coluna

O guincho de coluna tem como função erguer cargas verticalmente, sendo composto por um motor na parte interna de compartimentos metálicos. Nele, há espaço para colocar a corda que se liga à polia e ao gancho. 

O uso desse equipamento é simples. O guincho pode ser usado com ou sem polia para gancho, quando não é empregado, aumenta a capacidade de carga que, por sua vez, pode ser presa com cordas ao levantamento. Primeiramente, deve-se instalar o guincho na coluna para depois colocar o aparelho em um ponto apropriado, ajustando o parafuso. 

Em seguida, basta instalar o cabo e com a ajuda de um rádio controle remoto industrial manipular tanto a subida como a subida dos produtos.

Entre as vantagens desse tipo, podemos citar a facilidade para erguer cargas sem esforço humano, sustentação de bastante peso, instabilidade em diferentes locais da obra e içamento rápido.

Guincho de elevação

O guincho de elevação é empregado para içar cestos de transporte com tijolos, blocos, baldes com água e massa, pallets com sacos de cimento e por aí vai.. É um equipamento versátil, prático e significativamente útil para a elevação de cargas em regimes de trabalho intermitente.

Sua principal função é enrolar o cabo de aço em torno do carretel. Assim, consegue puxar o objeto em direção a ele com facilidade. Isso garante eficiência no manuseio de cargas mais pesadas, a exemplo de pilares metálicos, além de posicioná-los com maior precisão.

Por que usar controle remoto de guincho?

Os sistemas sem fio, como controle remoto de guincho e controle remoto para guindastes, permitem que os operadores controlem e monitorem as máquinas sem estarem próximos. Muitas vezes, o alcance é de 50 metros, e o operador pode trabalhar com eficiência a uma distância considerável. Além da segurança, há outros benefícios já citados como agilidade e maior produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *