Feriado de Tiradentes significado
No dia 21 de abril de 2022, hoje, está sendo comemorado o Dia de Tiradentes, um feriado nacional, que voltou à sua data certa após as alterações por causa da pandemia de coronavírus. Mas, você sabe o porque comemoramos o Dia de Tiradentes?
Porquê?
A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes” e foi tido por muitos como um “herói nacional”.
Quem foi Tiradentes?
Conhecido como Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Capitania de Minas Gerais em 12 de novembro de 1746, na época do período colonial do Brasil.
Entre as profissões que ele exercia estava a de dentista amador, motivo pelo qual recebeu o apelido de Tiradentes, como ele ficou conhecido no Brasil todo.
O ápice na carreira dele foi como militar, onde ele de destacou no posto de alferes e parte da Cavalaria de Dragões Reais de Minas. Os Dragões eram uma companhia militar formada por portugueses e brasileiros que estava submetida à autoridade da Coroa lusitana e atuava na Colônia.
Inconfidência Mineira
A Inconfidência Mineira foi uma das maiores revoltas organizadas contra a Coroa portuguesa durante o período colonial e envolveu parte da elite da capitania de Minas Gerais. Ela defendia:
proclamação de uma república aos moldes dos Estados Unidos;
realização de eleições anuais;
incentivo à instalação de manufaturas como forma de diversificar a produção econômica das Minas Gerais;
formação de uma milícia nacional composta pelos próprios cidadãos das Minas Gerais.
Morte de Tiradentes
Acusado de agir contra a Coroa Portuguesa, Tiradentes foi preso no Rio, em maio de 1789. Sua morte foi utilizada como exemplo de intimidação e ocorreu porque Tiradentes era o grande propagandista do movimento.
Ele acabou sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Foi esquartejado e partes do seu corpo foram espalhadas pela estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.
A sua cabeça foi colocada em exposição na praça central de Vila Rica e lá permaneceria até apodrecer, mas acabou desaparecendo e não se sabe o seu paradeiro até hoje.
Heroificação
Após após a Independência, a imagem de Tiradentes passou a ser usada como símbolo de luta pela liberdade no Brasil, tanto na fase imperial quanto na fase republicana, diz o historiador Boris Fausto, em seu livro História do Brasil.