Veja o processo de produção das chapas de aço
As chapas e tubos de aço viraram tendências por serem materiais extremamente versáteis em pequenas e grandes indústrias, servindo para projetos de arquitetura, engenharia, até mesmo para empresas metalúrgicas. Podem ser utilizados, então, em diferentes segmentos, sem contar que são resistentes à corrosão e, por esse motivo, são materiais tão cobiçados.
Saber como esse material é produzido, pode fazer toda a diferença na hora de escolher determinados materiais para sua empresa ou para algum projeto em específico. Afinal, existem modelos diferentes de chapas galvanizadas, cada uma com determinada finalidade que podem agregar mais, ou menos em algumas situações.
Desse modo, acompanhe o artigo a seguir. Nele daremos informações sobre como é o processo de produção das chapas de aço, diferenciando os tipos de cada uma. Confira:
Como é a fabricação de uma chapa de aço?
O processo de fabricação de uma chapa de aço tem algumas características específicas que permita a sua versatilidade em ser utilizada em diferentes projetos, empresas, obras, etc. O começo da produção está na mineração do ferro e aço.
Após ser extraído, o minério é colocado em um forno da siderúrgica, podendo ser transformado em ferro gusa, eliminando componentes desnecessários.
Após isso, a matéria prima fica pronta, podendo criar chapas xadrez, galvanizadas, lisas, dentre outros materiais versáteis de aço que auxiliam muitas indústrias com diferentes finalidades. Passando essa fase inicial, o ferro gusa passa para a área de transformação em aço, realizando o refino, adição de ligas, etc.
O material é transformado em bobinas de aço para depois se transformar em chapas
Chapas perfuradas
As chapas de aço perfuradas, são uma das mais escolhidas entre as pessoas para uso no dia a dia, tanto pela alta resistência, como também pelo seu valor estético. Seu uso é mais recorrente em áreas de arquitetura, além disso, elas podem ser utilizadas em indústrias mais tradicionais.
Sua fama se dá pela versatilidade de instalação e de facilitar a entrada de luz em alguns ambientes, além de trazer um visual mais harmônico em diferentes locais.
Chapas expandidas
As chapas expandidas são a melhor opção para quem procura por um material de qualidade com um ótimo custo-benefício. Os cortes especiais dessa chapa também são um diferencial, que ajudam a evitar acúmulo de sujeira e podem servir como um tipo de superfície antiderrapante.
Podem ser encontradas como chapas xadrez e, geralmente, são escolhidas para serem adicionadas em escolas e universidades, mantendo uma maior segurança dos alunos.
Chapas recalcadas
As chapas recalcadas são umas das mais versáteis, garantindo segurança e resistência em variadas finalidades. Seu formato é excelente para orientar portadores de deficiências físicas, trazendo maior segurança e qualidade no deslocamento dessas pessoas.