Conheça as principais métricas do Marketing

A análise das métricas do Marketing pode ser essencial. Conheça as principais e saiba mais sobre o assunto.

A tecnologia está evoluindo a todo instante e com isso, áreas como o Marketing Digital e o Marketing de Performance estão crescendo cada vez mais e diversos termos relacionados estão surgindo, principalmente quando falamos nas métricas do marketing.

Quando o assunto é Marketing de Performance, não tem como não falar sobre as métricas para organização dos resultados. Conheça as principais delas:

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Uma das métricas do marketing mais importantes, é o custo de aquisição de clientes (CAC).

O CAC refere-se ao investimento necessário para conquistar um cliente, tornando-o consumidor ativo da empresa. Dessa forma, o CAC engloba os custos com salários dos funcionários, com materiais de divulgação, custos com comissões de vendas e tudo aquilo que envolve o investimento em Marketing.

Os gastos são divididos pelo número de clientes: CAC = gastos com Marketing / número de clientes conquistados.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Se você trabalha com consultoria SEO e outras áreas relacionadas ao Marketing, certamente já deve ter ouvido falar sobre o retorno sobre investimento (ROI)

O ROI trata-se da relação entre o que foi investido e o que foi lucrado. Dessa forma, é possível analisar se os investimentos estão valendo a pena e sendo lucrativos.

Para calcular o ROI é necessário dividir o lucro líquido pelo investimento e multiplicar por 100: ROI = lucro líquido / investimento X 100.

Taxa de Conversão (CVR)

A taxa de conversão é de extrema importância no Marketing Digital, isso porque através desta métrica é possível analisar a quantidade de leads gerados, quando comparados aos números de visitantes e cliques.

Sendo assim, essa métrica é importante para identificar como a página, site e campanha é atraente para os clientes. 

O cálculo da taxa de conversão é o número de vendas multiplicado por 100, dividido pelo número de visitas do site: CVR = número de vendas X 100 / número de visitas.

Custo por Clique (CPC)

Se você contratou uma agência de Marketing Digital para o investimento em mídias pagas, certamente já escutou falar sobre o custo por clique (CPC)

Essa importante métrica trata-se de quanto você investe para atrair um potencial cliente para o seu site. Dessa forma, o CPC refere-se ao custo para obter a atenção da pessoa em sua página, quanto menor for o custo, melhor para as estratégias. 

O CPC é o cálculo do custo total dividido pelo número de cliques: CPC = custo total / número de cliques.

Custo por Lead (CPL)

Outra métrica de extrema importância quando o assunto é Marketing de Performance, é o custo por lead (CPL). 

Essa métrica é bastante parecida com o CAC, no entanto, refere-se às pessoas que ainda não são clientes. 

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