Dicas para escolher seu primeiro óculos de grau
Escolher um óculos de grau é uma decisão mais difícil do que muitas pessoas pensam. Ao sair do consultório do oftalmologista com uma receita de óculos, pode ser uma boa notícia é uma boa hora de unir o útil ao agradável: voltar a enxergar bem trazendo saúde à visão em qualquer lugar e ter uma mudança no visual.
Além dos óculos ajudarem a enxergar melhor, a estética da armação é uma das dúvidas mais recorrentes entre as pessoas, em saber qual modelo combina mais com seu rosto, estilo e personalidade. E tudo depende mais dos gostos pessoais de cada um, mas certamente existem armações que combinam mais com diferentes modelos de rostos.
Diante dessas dificuldades para muitas pessoas, reunimos algumas sugestões que podem facilitar a escolha de seu primeiro óculos de grau, de forma que atenda às suas necessidades em questão da saúde, como também se adeque ao seu estilo e personalidade. Acompanhe o artigo abaixo com 3 dicas essenciais para te ajudar nessa decisão!
Acompanhe o formato do seu rosto
Ter uma boa noção do formato de seu rosto é extremamente importante na hora de escolher um óculos de grau feminino ou masculino, pois cada tipo acaba pedindo um design diferente que acaba ornando melhor com o rosto para realçar traços bons e garantir uma armação confortável, principalmente para quem necessita usar em tempo integral.
Por exemplo, formatos de rostos arredondados pedem armações retangulares e com linhas retas, dando a impressão de um rosto mais fino. Já os rostos quadrados pedem armações arredondadas para equilibrar as proporções dos traços fortes naturais que a pessoa já possui.
Enquanto um rosto mais oval combina com qualquer tipo de armação e se for colocar alguma em específico, os óculos de grau gatinho são uma ótima opção. Já os rostos triangulares também combinam com armações mais arredondadas.
Chegou a hora de escolher as lentes da armação
A refração é o nome dado à capacidade que a lente possui para mudar a direção do raio de luz, corrigindo o foco de sua visão. A partir disso, na hora de escolher uma lente para sua armação em seu primeiro óculos de grau, é importante observar a característica que ela apresenta.
Tipos de lentes
Existem diferentes tipos de lentes e seus materiais modificam a qualidade e durabilidade das mesmas. As lentes de vidro, por exemplo, foram as primeiras a serem fabricadas. Até hoje ainda são confeccionadas, mas não são tão famosas por se tratar de um material muito frágil, principalmente quando o assunto são óculos de grau infantis.
As lentes de acrílico são as mais procuradas por questão de sua leveza e maior durabilidade. Sem contar que são resistentes à queda. Também existem as lentes de policarbonato, que permite a fabricação de lentes finas e resistentes, uma ótima indicação para óculos infantis.
Por fim, existem as lentes de resina e trivex. As lentes de resina possuem um alto índice de refração, e são indicadas para quem possui um alto grau de miopia ou hipermetropia. As lentes Trivex são um tipo mais leve e conseguem dar mais nitidez para as pessoas. Por serem mais resistentes à queda, são recomendadas para esportistas e crianças.
Atente-se com a proteção contra a luz de aparelhos eletrônicos
Existem dois tipos da chamada luz azul: a turquesa e a azul violeta. A luz turquesa é benéfica para a saúde e a violeta é prejudicial para nossos olhos.
O tipo de luz maléfica é encontrada em aparelhos eletrônicos como: celulares, televisão, computadores, etc. Além disso, ela com o tempo bloqueia a produção de melatonina, um hormônio responsável pela indução do sono.
Por isso, na hora de escolher seu primeiro óculos de grau, opte pelos que possuem proteção contra a luz azul-violeta, mesmo para as pessoas que não precisam de correção de grau. A exposição frequente a esse tipo de luz sem proteção pode causar embaraços, fadiga ocular e fortes dores de cabeça.