Entenda como funcionam as análises térmicas
As análises térmicas despertam curiosidades em muitas pessoas, pois representam um grupo de ensaios que conseguem medir uma propriedade química ou física. Essas prioridades acabam vindo de um material em função da sua temperatura, enquanto o mesmo é submetido a um programa com regularização de temperatura.
Essas análises de resultados acabam sendo feitas a partir do monitoramento das alterações do material, tanto com o passar do tempo como da temperatura se comparado a uma substância conhecida. Isso permite a determinação de algumas propriedades químicas e físicas do material para determinar suas aplicações.
Saiba mais informações importantes a seguir sobre as análises térmicas e veja mais agindo sobre essas análises de resultados. Confira:
Análise térmica diferencial
Esse topando análise térmica diferencial, vai analisar a diferença de temperatura entre um material de referência e um material desejado, com os dois sendo levados a uma mesma taxa de aquecimento.
A diferença de temperatura nessas situações, é plotada em um tipinho gráfico contra a temperatura de aquecimento, proporcionando um termografia diferencial para essa análise.
Análise Termogravimétrica
Essa técnica consiste em analisar a variação da massa de uma amostra em uma determinada atmosfera. Essa atmosfera tem que ser controlada continuamente em função da temperatura ou do tempo em que ela aquece.
As alterações de massas que conseguem ter um registro são plotadas em um gráfico de massa ou do percentual de massa em função do seu tempo.
Essa análise é ótima para estudar a estabilidade térmica de aditivos para polímeros.
Calorimetria exploratória diferencial
Essa técnica consegue fazer a análise do fluxo de calor de um material em função da temperatura e do tempo.
Ao realizar o ensaio, o fluxo de calor que será medido refere-se às transições térmicas sofridas. Isso permite determinar certas propriedades químicas do material em análise, como a temperatura de transição, por exemplo.