Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público, em São Paulo (SP), vai funcionar durante o Carnaval
Ainda sofrendo com o impacto do menor estoque de bolsas desde o início da pandemia de covid-19, o Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) funcionará durante o Carnaval. As atividades estão mantidas no sábado, 26, das 8h às 16h, na segunda-feira, 28, e na quarta, 2 de março, das 9h às 16h. Na terça-feira, 1 de março, não haverá atendimento. O objetivo é aumentar o número de doações. Se possível, faça sua doação.
Requisitos básicos:
Os interessados em doar devem apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar bem alimentado. Aqueles que ingerirem bebidas alcoólicas devem aguardar 12 horas para realizar a doação de sangue. Pessoas vacinadas recentemente com CoronaVac devem esperar de 48 horas, e as que receberem algum dos demais imunizantes aprovados pela Anvisa no Brasil devem aguardar 7 dias para realizar a coleta.
Onde está localizado?
O Banco de Sangue do HSPE está localizado na Rua Pedro de Toledo, nº 1800, próximo à estação de Metrô AACD – Servidor (Linha Lilás), e também à região das avenidas Ibirapuera e Rubem Berta. O prédio fica na área externa do espaço Hospitalar.
Estoques críticos
O Banco de Sangue do HSPE coletou 543 bolsas de sangue em janeiro de 2022. O número é o menor registrado pela Instituição desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020. O pico das doações ocorreu em junho de 2021, com 1.176 doações, mais que o dobro da situação atual. De acordo com os especialistas que atuam no Serviço, o motivo da fase mais crítica está relacionado ao aumento dos casos de Covid-19 no início deste ano, que ainda se estende até o momento, apesar do Estado de SP registrar ligeira queda nos casos e nas mortes.
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.
São mais de 2 mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão.