Saiba mais sobre os diferentes tipos de rebites
Os rebites são peças fixadoras muito utilizadas na construção civil e de carros, por exemplo. Estes elementos são introduzidos em furos de chapas metálicas para uni-las de forma permanente.
O rebite é essencial para unir peças de projetos que devem suportar grandes cargas, pressão e movimentação constante. Justamente por sua resistência e durabilidade, o elemento é muito importante e deve ser instalado corretamente para garantir tais resultados.
Conheça, então, os tipos de rebite disponíveis no mercado e suas principais aplicações. Assim, será possível escolher o material certo para cada construção, garantindo segurança e serviço de qualidade.
Rebite de repuxo
Feito com materiais como aço, inox e alumínio, o rebite de repuxo também é conhecido como rebite pop. Sua estrutura se resume a uma haste cilíndrica, o mandril, e a “cabeça”.
Para instalá-lo, é necessário introduzir o rebite em uma perfuração feita nas chapas metálicas que se deseja unir. Com uma rebitadeira, o mandril é puxado, fazendo com que a cabeça do elemento se expanda até seu travamento.
Durante este processo, uma parte do mandril permanece na perfuração e outra é retirada, quebrada durante a aplicação do rebite. Por isso, a peça foi popularmente chamada “pop”, por conta do som produzido durante a ruptura.
Rebites estruturais
Já o rebite estrutural possui um diferencial em relação ao rebite de repuxo. Durante a sua aplicação, o mandril fica completamente inserido dentro do corpo do rebite, aumentando ainda mais a eficiência da ferramenta.
Por possuírem uma resistência elevada, são ideais para uso em painéis solares, difusores de saída de ar e, até mesmo, na confecção de caminhões.
Rebite hermético
O rebite hermético se assemelha aos rebites estruturais. No entanto, possui outra função principal além de unir duas peças. Esta ferramenta é capaz de vedar o furo no qual foi instalado, evitando vazamentos ou infiltrações. Para alcançar tal objetivo, o corpo do rebite fica completamente obstruído pelo corpo do mandril.
Rebites Multigrip
Um rebite Multigrip é ideal para realizar um melhor acabamento. Além da alta durabilidade e hermeticidade, ele também é uma das opções mais adaptáveis. A ferramenta une peças com diferentes espessuras usando apenas um rebite. Por isso, é possível utilizá-la com plásticos e com estruturas metálicas.
Rebite com rosca
O rebite com rosca interna é a melhor opção para unir chapas mais finas. Isso ocorre pois este modelo não deforma e nem danifica a pintura da peça. Além disso, também pode ser encontrado em modelo hermético.