Saiba tudo sobre controles remotos industriais
Desde a pré-história a sociedade buscava mecanizar seus serviços, e assim foi inventada a roda e os moinhos movidos por vento ou força animal. Após a chegada das indústrias, foi a vez do homem tentar criar elementos que automatizassem os processos. Dessa forma, foram originados os conhecidos controles remotos industriais.
Os controles remotos industriais, além de meros dispositivos tecnológicos, conseguem tornar as operações industriais mais seguras, práticas e eficientes. Caso a sua empresa trabalhe com atividades que demandam o levantamento de cargas e ações perigosas, a presença do equipamento é fundamental.
Automação industrial
A automação industrial ganhou destaque na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Nesse período, os sistemas de produção artesanal e agrário se transformaram em industrial. Foram criados os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos. No entanto, apenas no início do século XX que os sistemas se automatizaram por completo.
Afinal, já se fazia necessário o aumento na produção e na produtividade, o que forçou a construção de máquinas e ferramentas tecnológicas. Uma delas, mais recente, são os controles remotos industriais para ship loader.
Como funcionam os controles remotos?
Há diferentes modelos de controles no mercado, cada um para uma atividade específica. Existem os chamados de joystick, sem fio ou botoeira, sendo que todos eles têm a função de otimizar os processos industriais. O aparelho é composto por botões capazes de gerenciar o movimento de uma operação.
Para ter como exemplo, podemos pegar os controles remotos industriais para pórticos rolantes. Com ele, o operador consegue observar a carga e seu caminho de movimentação em pontos diversos, evitando acidentes.
Mas, também, têm os controles remotos para talhas, gruas, monovias, áreas classificadas, caminhões, guinchos, entre outros.
Vantagens da utilização dos controles remotos industriais
O controle remoto industrial é benéfico exatamente pelo motivo de facilitar o manuseio de grandes máquinas industriais. Dessa forma, ele elimina muitos riscos de proximidade, de possíveis desequilíbrios de máquinas ou materiais. Essa ferramenta eleva a segurança do operador que exerce atividades com tipos de máquinas grandes, que locomovem cargas pesadas, como em construções.
Por isso, o uso dos controladores é comum nas indústrias. É um meio de proteção, segurança e produtividade. As tecnologias e inovações geram um impacto positivo dentro do mercado de trabalho, pois simplificam o trabalho de um operário.