Saiba os benefícios da musculação na terceira idade
A musculação com kit super band na terceira idade é essencial não apenas para aumentar a massa e força muscular, mas também para oferecer confiança e motivação, melhorando a saúde mental e qualidade de vida.
Os exercícios podem ser feitos em casa ou na academia, e sofrer variações entre musculação e aeróbico, dependendo do seu perfil.
Nesse sentido, pensando em todas as vantagens que podem ser adquiridas com o treinamento na terceira idade, listamos alguns benefícios que podem motivá-lo a adotar esse estilo de vida mais saudável.
Prevenção da atrofia muscular
É comum as pessoas começarem a sentir algum grau de atrofia após os 40 anos, porém para isso acontecer depende de uma série de fatores, por exemplo, dieta, genética, tabagismo, uso de álcool e atividades físicas.
Pesquisas mostram que a inatividade é um dos aspectos responsáveis por perdas musculares associadas à idade, portanto, os exercícios físicos podem reverter essa situação, aumentando as fibras musculares encolhidas.
Além disso, os treinamentos com elástico extensor são excelentes para aumentar a massa óssea, diminuindo a probabilidade de osteoporose e fraturas. Desse modo, a musculação adiciona mais peso ao esqueleto e, consequentemente, facilita a construção de músculos, estimulando os ossos a crescerem e se fortalecerem.
Alivia a dor nas articulações
Um treino de musculação ideal não aplica estresse às articulações, assim, é recomendado para pessoas com artrite.
O mini band é um equipamento que pode ser utilizado nesse estilo de treinamento. No entanto, o exercício não reverte as alterações da doença, portanto, o levantamento de peso ajuda apenas na diminuição dos sintomas, fortalecendo tendões, músculos e ligamentos que circundam as articulações.
Melhora a qualidade de vida
Os treinamentos de resistência podem ajudar as pessoas na terceira idade a viverem de maneira mais independente, com disposição e força para realizar as atividades diárias.
Nesse sentido, existem evidências de que esses exercícios podem contribuir para melhores noites de sono e melhorar o humor dos indivíduos com pouco ou elevado grau de depressão.
Além disso, em um estudo publicado no Journal Of Nutrition, famoso periódico científico, pesquisadores descobriram que a vitamina C é um importante aspecto para melhorar os músculos na terceira idade.
Por isso, é essencial a realização de exercícios para os mais velhos, assim, existem diversos equipamentos que podem ser adquiridos para práticas em casa, por exemplo, halteres, hip band, bola de pilates, entre outros.
Os treinamentos na terceira idade são muito importantes, pois oferecem uma série de benefícios essenciais para a saúde e melhor qualidade de vida. No entanto, antes de iniciar essa rotina, o ideal é buscar orientação médica.