Viscosidade: tudo o que você precisa saber sobre a propriedade
A viscosidade desperta curiosidade em muitos quando estamos falando dela nas indústrias e nas áreas mecânica e química. Se trata de uma propriedade física que tem como principal característica, a resistência de um fluido ao escoamento em determinada temperatura.
Resumidamente, a viscosidade é o resultado obtido a partir da interação de distintas moléculas em um único fluido. Sua quantia falará muito sobre a velocidade de movimento de um fluido, ou seja, quanto mais viscosos, mais rápida será a velocidade de movimentação desses fluidos aplicados.
Quer saber mais sobre as propriedades desse item tão importante nas indústrias? Acompanhe o artigo a seguir!
O que é um fluido?
Antes de entrar a fundo nesse assunto e explicar mais sobre o que é viscosidade, você precisa entender o que é um fluido e para que ele serve. Os fluidos são substâncias que se deformam continuamente, isto é, escoa, sob ação de uma força tangencial por menor que ele seja.
Um exemplo disso são líquidos e gases, que são considerados fluidos, como o álcool por exemplo, que tem uma deformidade muito mais fácil do que produtos gelatinosos ou em gel, como o mel, piche, álcool em gel, etc.
É importante ressaltar que existem fluidos pouco viscosos, que acabam tendo uma menor resistência ao movimento ao contrário dos fluidos de alta viscosidade.
A importância da viscosidade
Agora que você já entendeu um pouco sobre os fluidos, deve entender a importância da viscosidade em algumas aplicações. O índice de viscosidade pode ser afetado por uma série de fatores, seja o tamanho e forma das moléculas, as interações entre elas e, claro, a temperatura.
Por exemplo, quando falamos de óleo de carvão, a viscosidade tem uma extrema importância, isso porque é ela que determina a fluidez do composto em determinada temperatura. Quanto mais viscoso é o óleo, mais espesso ele será. Os óleos menos espessos são menos viscosos.
Tipos de viscosidades
A viscosidade pode ser encontrada em duas formas:
– Pela facilidade de um líquido escoar que, como falado acima, quando menos espesso é o produto, menos viscoso ele será;
– Pela dificuldade que um líquido tem de escoar. Quanto mais resistência o líquido apresenta para escorrer, mais viscoso ele é.
Existe nessas questões a viscosidade cinemática e a dinâmica.
Viscosidade dinâmica e cinemática são valores que determinam o movimento de um determinado líquido ou fluido sob condições específicas.
Dentro da hidráulica e mecânica, esses conceitos de viscosidade servem para relacionar forças que geram movimento e velocidade em um líquido. Assim, dá para entender com mais facilidade como tais líquidos se movem para entender melhor como funcionam os mecanismos acionados por eles.