SEO ou PPC: como escolher a melhor opção?
A geração de tráfego é uma das grandes missões do marketing digital. Nesse contexto, o SEO (Search Engine Optimization) e o PPC (Pay Per Click) estão entre as principais formas de atrair pessoas. Aí fica a dúvida: quando optar por utilizar a otimização de sites para mecanismos de busca e quando investir no pagamento por clique? Bom, acompanhe a leitura e confira!
O que é SEO?
O termo SEO vem do inglês “Search Engine Optimization” e significa otimização para mecanismos de pesquisa. Consiste em um conjunto de técnicas que sobem o posicionamento do site no Google, principalmente, e o torna mais fácil de ser encontrado.
O SEO é importante visto que cerca de 80% dos usuários ignoram anúncios pagos em resultados de busca. Muitos preferem acessar links orgânicos. Mas, para aparecer no topo, é necessário um bom trabalho de consultoria SEO.
PPC e suas características
O termo PPC, do inglês Pay Per Click, em sua tradução significa “Pagamento por Clique”. O nome até pode soar estranho, mas estamos falando de uma categoria de link patrocinado. Os links patrocinados são basicamente anúncios em forma de texto, aqueles que você encontra primeiro quando faz uma pesquisa no Google.
Na contramão do SEO, em que a ideia é ranquear uma página de forma orgânica, sem pagar, os links patrocinados cortam caminho. Agora, as redes sociais também oferecem a possibilidade de divulgar nesse formato. Bons exemplos são o Facebook Ads e o Instagram Ads.
Voltando aos mecanismos de busca, os três primeiros anúncios da página recebem cerca de 46% dos cliques, incluindo o PPC. Isso mostra que colocar dinheiro em suas propagandas é vantajoso também.
Então, quando é melhor usar cada um deles?
SEO
Quando se deseja gerar e nutrir leads, para criar uma verdadeira máquina de vendas, a opção ideal é o SEO. Ademais, a estratégia talvez seja a melhor forma de construir uma boa reputação da marca a longo prazo, visto que o conteúdo é a porta de entrada da jornada do cliente.
Os buscadores costumam recompensar empresas que focam esforços em conteúdo relevante, já que isso mostra um compromisso com os visitantes. Apesar de levar meses para começar a dar frutos, um SEO bem trabalhado dura por muito tempo.
PPC
Se você quer vender de forma imediata, sem dúvidas o Pay Per Click é via mais acessível. O retorno não tem a mesma sustentabilidade que o SEO proporciona, mas nada impede optar por essa alternativa até que as estratégias orgânicas comecem a fazer efeito. Inclusive, é o mais recomendado pela maioria das agências.
Os anúncios PPC são capazes de elevar o reconhecimento do negócio em até 80%. Portanto, o mesmo princípio da venda imediata vale aqui.
Caso precise construir credibilidade e reconhecimento de forma rápida para iniciar um projeto do zero, apostar só em conteúdo orgânico pode não ser a melhor saída.