Sintomas da enxaqueca vão além da dor de cabeça
Muitas pessoas já passaram por crises de dores de cabeça ao longo da vida. Seja em momentos de estresse, durante noites mal dormidas, naquele momento de muito trabalho, depois de passar muitas horas em frente ao computador ou mesmo enquanto realiza uma viagem. São diversas situações e o incômodo é muito grande. Muitas pessoas associam isso a crises de enxaqueca, que normalmente não são resolvidas apenas com medicamentos.
A enxaqueca é um problema de saúde que afeta muitos brasileiros. A dor de cabeça é o principal sintoma associado a ela, mas não é o único. Outros sintomas muito comuns que são registrados pelos médicos em consultórios, são dores no pescoço e outros incômodos musculares no ombro. Novo estudo divulgado recentemente mostra que pessoas que sofrem de enxaqueca também têm dores na região do ombro e do pescoço frequentemente. Os dados foram descobertos após realização de diversas ressonâncias magnéticas.
Conclusões do estudo
O estudo realizado com 21 pessoas que sofrem de enxaqueca e outras 22 que não têm esse problema mostrou que todas as pessoas que têm enxaqueca também possuem ‘gatilhos’ para dores musculares e para processos inflamatórios na musculatura dos ombros e do pescoço. Esses pacientes sofrem com dores crônicas, mas como a dor de cabeça geralmente é a que mais incomoda, ela é a mais associada aos sintomas de enxaqueca.
A pesquisa também revelou que esses sintomas comuns à enxaqueca, como dor de cabeça, dor no pescoço e dor na região do ombros, é comum em quase todos os pacientes, sem ter influência em relação à idade, ao gênero ou ao peso e altura do paciente. A enxaqueca, portanto, também está associada a um processo inflamatório periférico que causa dores musculares.
Conexão de nervos
A conexão de certos tipos de nervos causa a sensação de dor de cabeça, além das dores musculares na região do pescoço e dos ombros. Para quem tem crises frequentes de enxaqueca, diárias ou semanais, os músculos começam a ficar cada vez mais sensibilizados, fazendo com que a pessoa sinta dores espontâneas também.
Caso você sofra com crises de enxaqueca, procure um serviço médico para buscar o tratamento mais indicado para amenizar as crises de dores de cabeça e musculares. Não pratique a automedicação, sempre consulte um profissional de saúde.