Por que investir em arquitetura corporativa para a sua empresa?
Você sabia que o ambiente de trabalho pode influenciar diretamente na produtividade da empresa e na eficiência dos funcionários? A arquitetura dos locais de trabalho é essencial para garantir o bem-estar e o conforto dos trabalhadores, que precisam se sentir aptos a realizar as tarefas diárias.
Sabendo nisso, não há como não pensar na arquitetura corporativa. Esse tipo de arquitetura consegue modificar e otimizar os espaços de trabalho da empresa, aumentando o bem-estar e a eficiência dos trabalhadores, assim como a produtividade dos negócios.
Saiba mais sobre a arquitetura corporativa e se vale a pena investir em tal área para a sua empresa.
O que é arquitetura corporativa?
Os trabalhadores passam, em média, 44 horas semanais nos locais onde trabalham. Sabendo disso, é fundamental que as empresas ofereçam espaços de qualidade para os seus colaboradores, para que assim o trabalho seja otimizado e as pessoas se sintam aptas a trabalhar.
Garantir o bem-estar dos funcionários é uma atitude essencial que deve ser tomada por qualquer empresa que deseja ter sucesso. Os locais de trabalho têm o poder de inspirar e motivar as pessoas. Por isso, é muito importante que eles estejam otimizados, para assegurar que os trabalhadores se sintam bem, confortáveis e inspirados a realizar as tarefas do cotidiano.
Pensando nessa capacidade de inspirar e motivar, a arquitetura corporativa aparece como um facilitador para os empregadores. No caso, esse tipo de arquitetura desenvolve e projeta ambientes de trabalho empresariais, ficando responsável por cuidar da decoração, planejar o posicionamento dos móveis, garantir a ergonomia do local de trabalho, entre outros.
Um arquiteto corporativo precisa pensar nos funcionários de uma empresa
Para que o papel do escritório de arquitetura corporativa seja efetivo, os arquitetos devem se preocupar com muitos aspectos diferentes. No caso, eles precisam saber mais sobre as atividades desenvolvidas naquele ambiente empresarial, quais são os funcionários que utilizam aquele espaço, entre outros.
Vantagens da arquitetura corporativa
Para saber se vale a pena investir em um projeto de arquitetura corporativa para a sua empresa, basta considerar as principais vantagens oferecidas por esse tipo de arquitetura. No caso, percebe-se que os projetos corporativos de arquitetura são muito vantajosos tanto para os funcionários quanto para o empregador da empresa.
Ambiente de trabalho saudável
Uma das principais vantagens da arquitetura corporativa é a garantia de um ambiente de trabalho saudável, confortável e agradável. Os arquitetos precisam pensar em espaços esteticamente agradáveis, ou seja, que consigam inspirar e motivar os funcionários a serem mais produtivos e eficientes.
Foco em passar uma boa imagem da empresa
Se engana quem pensa que esse tipo de arquitetura se limita aos espaços internos da empresa, como salas de reunião e escritórios. A arquitetura corporativa também se preocupa com a imagem da empresa. Os projetos corporativos devem expressar a essência do negócio, ou seja, precisam conter os valores, normas e rituais da empresa.
Pensando nessa preocupação com a imagem do negócio, percebe-se que a arquitetura corporativa traz identidade aos ambientes da empresa. Toda empresa precisa de uma identidade para poder se destacar no mercado. Isso engloba uma série de fatores, como o estilo do negócio, a missão, os valores e, é claro, o projeto arquitetônico.
Redução de custos
Outra grande vantagem desse tipo de arquitetura é a redução de custos. Se os projetos corporativos forem planejados corretamente, eles podem contribuir para a economia da empresa. Isso acontece com o melhor aproveitamento dos espaços, com a diminuição do número de reformas e até mesmo com os gastos em saúde dos funcionários.
Uma das melhores formas de auxiliar nessa redução de custos é através dos projetos sustentáveis de arquitetura. Assim como os projetos de arquitetura corporativa, eles focam na economia. No caso, os sustentáveis otimizam os espaços das empresas focando na sustentabilidade, seja garantindo mais iluminação e ventilação natural aos ambientes ou economizando energia elétrica.