Os fixadores mais usados na construção civil

A construção civil é um setor extremamente importante para a economia do Brasil. Isso porque a maior parte do que é investido retorna como PIB, tributos, empregos e renda à população. Para se ter uma ideia, 10% dos trabalhadores brasileiros atuam nessa área. Nesse contexto estão os fixadores industriais, como os rebites, fundamentais para a composição de equipamentos e materiais.

Os elementos de fixação são usados desde a etapa inicial até a finalização de uma  obra, bem como em ferramentas e máquinas presentes no processo. Acompanhe a leitura e confira os principais fixadores para a construção civil.

Parafusos

Há diversos modelos de parafusos no mercado e, entre eles, estão os auto atarraxantes, auto brocantes, máquina e telha. Os parafusos auto atarraxantes são amplamente usados por sua capacidade de perfurar e rosquear diretamente em chapas metálicas. Assim, dispensando a necessidade de rosca prévia.

Os auto-bocantes, por sua vez, conseguem perfurar, atarraxar e vedar em uma operação. Por isso, é bastante aplicado em coberturas, paredes drywall, forros e até em madeiras com aço e alumínio. Já o parafuso máquina, usado em estruturas diversas, é de fácil manuseio, seja de maneira manual ou utilizando parafusadeiras.

Os parafusos telha, comuns em construção, foram criados especialmente para a fixação de coberturas e telhas. Ele fura, rosqueia e veda em uma única operação.

Porcas

As porcas também são empregadas em obras. A principal delas é a porca gaiola, que consiste em uma porca flutuante adentrada em uma gaiola quadrada. Isso permite maior flexibilidade no encaixe da porca-parafuso. Quando há muitos pontos de fixação que dependem de ajuste entre todos, ela se torna um elemento de grande importância.

Sua aplicação é feita pressionando as duas abas flexíveis e, assim, encaixando-as na furação quadrada da chapa. Normalmente, a porca gaiola é composta por dois tipos de materiais: aço e inox.

Rebites

Assim como os parafusos e as porcas, há inúmeros tipos de rebite disponíveis no mercado. No entanto, os que mais se destacam no âmbito da construção civil são:

  • Rebite estrutural: apresenta uma resistência significativa, o que possibilita seu uso em muitas estruturas.
  • Rebite sólido: o rebite clássico, mais simples e mais antigo. Esse modelo é aplicado com um martelo ou mesmo com rebitadeiras manuais.
  • Rebite hermético: o hermético tem seu corpo totalmente fechado, com o mandril no próprio corpo do rebite, se diferenciando do rebite comum.
  • Rebite de repuxo: hoje, é um dos mais populares e usuais, podendo ser utilizado para várias ocasiões. 

Pinos de solda

Os pinos de solda são, basicamente, parafusos e buchas soldados na chapa através de uma ligeira descarga elétrica. Essa descarga leva a fusão do material, de uma pequena protuberância, na base do pino. O processo não deixa marcado o outro lado da chapa e também não concebe crosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *