Qual a função da suspensão de carro?
Todo modelo de veículo é composto por uma série de componentes, equipamentos e sistemas diferentes. Um carro, por exemplo, é composto por acessórios de acabamento interno, sistemas elétricos, peças de motor, rodas, pneus, suspensão, entre outros.
Entre as principais partes de um automóvel, encontra-se a suspensão. Conheça mais sobre esse componente e saiba qual é a sua função.
O que é a suspensão de carro?
A suspensão de carro, também conhecida como sistema de suspensão, é uma das partes mais importantes de um automóvel. Ela é um conjunto de componentes diferentes, cujo objetivo é interligar os chassis do carro com as rodas, garantindo que elas estejam em contato constante com o solo.
Por ser um componente, entende-se que o sistema de suspensão de um veículo é composto por diferentes elementos. No caso, a suspensão é composta por diversas autopeças flexíveis. Entre os principais e mais conhecidos elementos que compõem o sistema de suspensão automotiva, encontram-se:
- Amortecedores;
- Bandejas;
- Barra estabilizadora;
- Molas;
Quais são as principais funções da suspensão de carro?
Como dito anteriormente, o sistema de suspensão tem a função de garantir que as rodas do veículo permaneçam em constante contato com o solo. Porém, essa não é a única função do componente. A suspensão também tem o objetivo de absorver os impactos sofridos pelas rodas do carro, fornecendo conforto para todos os ocupantes do veículo.
Além disso, a suspensão oferece estabilidade em curvas e segurança aos passageiros e ao motorista. Em todos os automóveis, o primeiro contato com o solo é realizado através dos pneus. Em seguida, a segunda ligação do automóvel com o asfalto se dá através do sistema de suspensão. Isso só evidencia ainda mais como esse componente é importantíssimo.
Como as peças do sistema de suspensão de carro atuam?
O sistema de suspensão é composto por quatro elementos principais: amortecedores, bandejas, barra estabilizadora e molas. Porém, em uma suspensão de carro ainda é possível encontrar outras autopeças, como o braço oscilante e o pivô de suspensão.
Os amortecedores funcionam de maneira interligada à mola. De certa forma, pode-se dizer que esses são os componentes essenciais do sistema de suspensão. Em conjunto com a mola, os amortecedores têm o objetivo de amenizar os impactos das irregularidades do solo no veículo;
A mola, assim como os amortecedores, é a principal forma de amortecimento encontrada no sistema de suspensão do veículo. A mola pode ser de dois tipos diferentes: helicoidal ou tipo feixe de molas. Por ser altamente flexível, a mola é peça mais eficiente para filtrar todas as imperfeições dos asfaltos.
O braço oscilante é a parte da suspensão que serve como apoio para a chamada coluna de suspensão e para o chassi do veículo. O pivô de suspensão auxilia essa coluna a realizar movimentos de subida e descida. Isso permite que o ângulo de oscilação do braço seja formado.
Por fim, a barra estabilizadora é a parte responsável por promover uma ligação entre as colunas de suspensão. Ela também é responsável pela estabilidade dos carros em altas velocidades, em curvas e até mesmo em linhas retas. A barra é presa à carroceria do veículo por buchas e às colunas de suspensão por meio de bieletas.
Tipos de suspensão de carro existentes
Assim como existem diferentes tipos de câmbio de carro, há muitos sistemas de suspensão automotiva distintos. Cada projeto de veículo precisa de um sistema de suspensão específico, seja por conta de custos ou por motivos de performance. Dessa forma, existem diferentes tipos de sistemas encontrados no mercado automotivo.
Entre os principais tipos de suspensão de carro encontradas no mercado, destacam-se:
- Suspensão Multilink;
- Suspensão modificada;
- Suspensão MacPherson;
- Suspensão fixa;
- Suspensão “duplo A” ou triângulo duplo;
- Suspensão de rosca.
- Suspensão de eixo rígido;
- Suspensão a ar;
- Suspensão ativa.